Só Templates

Créditos



Layout by



terça-feira, 27 de janeiro de 2009

bico de pimenta

Nome Científico: Saltator atricollis.

Nome Comum: Batuqueiro.

Distribuição: De Mato Grosso e Goiás ao interior da região Sudeste e Nordeste.

Habitat: Cerrado e paisagens abertas correspondentes.

Características: 20,0cm de comprimento.
Realizam gritarias coletivas durante as horas matinais.
Não apresentam comportamento agressivo como os
outros do gênero Saltator.

.
Hábito alimentar Onívoro. Farinhada no.1 Fêmeas em reprodução: mistura de 50% de fubá grosso de milho e 50% de ração de codorna (postura).
Ração Diariamente a mistura: 50% de ração peletizada comercial para sabiás, 20% de alpiste, 15% de arroz com casca, 10% de girassol e 5% de aveia. Farinhada no.2 Para fêmeas com filhotes e pássaros na época de muda: mistura a base de ovo cozido, flocos de milho pré-cozidos e farelo de soja (submetido a processo industrial de tostagem).
Água Filtrada, renovada diariamente, em bebedouro limpo. Poli-vitamínico 3 vezes por semana, no bebedouro.
Alimento vivo Oferecer cerca de 5 larvas para cada pássaro 3 vezes por semana, durante o ano todo. Até 30 larvas de Tenebrio molitor/dia por fêmea com filhotes. Areia Limpa, esterilizada, podendo ser fornecida junto com um complexo mineral.
Frutas, legumes e verduras Diariamente, desde que livres de agrotóxicos e bem limpas. Frutas: maçã, mamão, laranja, goiaba, banana. Legumes: pimentão, jiló, berinjela e cenoura. Verduras: escarola, couve, serralha, almeirão. Oferecer algum desses alimentos 3 vezes por semana. Retirar após 30 minutos.
.
Período de reprodução Primavera e verão. Gaiola do reprodutor 50cm de comp. x 40cm de alt. x 40cm de larg.
Período de descanso Outono e inverno. Gaiola da matriz 80cm de comp. x 40cm de alt. x 40cm de larg.
Fêmeas e filhotes Não há dimorfismo sexual. Juvenil com as partes superiores, cabeça e pescoço anterior pardos, bico anegrado e partes inferiores estriadas. Ninho Tipo taça, feito em arame e sisal, com 12,0cm de diâmetro e 6,0cm de profundidade. Um vaso de xaxim pode ser utilzado como ninho.
Maturidade sexual 12 meses. Material p/ ninho Fibra de sisal, fibra de coco e raíz de capim.
Incubação 2 a 3 posturas por temporada, 2 a 3 ovos/postura, 13 dias de incubação, podendo os filhotes serem separados da mãe aos 35 dias de idade. Anel No. 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário