Só Templates

Créditos



Layout by



terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Gaturamo rei

Nome Científico: Euphonia pectoralis.

Nome Comum: Ferro-velho, Gaita, Serrador, Alcaide, Tieté.

Distribuição: Bahia e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul,
sul de Goiás e Mato Grosso.

Habitat: Vive na copa de árvores em mata alta.

Características: 11,5cm de comprimento, 16,5g (macho).
O canto é um gorjear um tanto rouco e sua voz é um forte e
metálico "schri-schri-schri"

Os gaturamos exigem o máximo de proteção para reproduzirem.
Seus ninhos esféricos, com entrada lateral, são feitos em lugares
abrigados, como no meio de um penacho de coqueiro ou entre as
folhas do gravatá.

.
Hábito alimentar Frugívoro, Insetívoro. Água Filtrada, renovada diariamente, em bebedouro limpo.
Frutas, legumes e verduras Frutas: maçã, mamão, laranja, goiaba, caqui, banana e frutas de época. Legumes: cenoura ou beterraba. Verduras: escarola, serralha, couve. Ração Alguns criadores fornecem diariamente ração para cães filhotes (moída).
Mistura branca Deve ser adicionada diariamente às frutas batidas no liquidificador, às quais darão sabor, corpo e consistência ao alimento a ser servido. A mistura deve ficar bem homogênia, e guardada em recipiente fechado: 4 partes de Neston, 3 partes de farinha láctea, 1 parte de levedo de cerveja, 1 parte de Dextrosol, 2 partes de Meritene sabor baunilha, 3 partes de leite em pó e 2 partes de aveia instantânea. Utiliza-se 1 colhere das de sopa bem cheias dessa mistura para cada 1/2 litro de frutas batidas. Papa de frutas Deve-se escolher 2 a 4 frutas ou legumes para serem processados no liquidificador com a mistura branca. A papa deve ter consistência bem firme, o que irá determinar a aceitação e a higiene das aves. O mel pode ser utilizado para melhorar a palatabilidade. Esta papa tem a duração aproximada de 5 horas sem azedar, sendo que jamais deverá ficar exposta ao sol. A papa deve ser servida logo pela manhã e retirada no início da tarde. No período da tarde ofereça frutas "in natura", que serão retiradas ao final do dia.
Cantaxantina Nutriente utilizado para intensificar a coloração das penas. Recomenda-se a utillização de 6 gramas/kg da mistura branca, durante a época de muda. Não é necessária sua utilização nos casos em que a beterraba e a cenoura fazem parte da dieta do pássaro. Alimento vivo Oferecer cerca de 5 larvas para cada pássaro 3 vezes por semana, durante o ano todo. Até 20 larvas de Tenebrio molitor/dia por fêmea com filhotes.
.
Período de reprodução Primavera e verão. Gaiola voadeira Com divisória, medindo cerca de 80cm de comp. x 40cm de alt. x 40cm de larg., para cada casal.
Período de descanso Outono e inverno. Viveiros A reprodução vem sendo conseguida em pequenos viveiros arborizados.
Fêmeas e filhotes A fêmea é esverdeada, apresenta a região central da barriga cinzenta e com o boné (píleo) azul, que nos imaturos é verde. Ninho Ninho fechado, podendo ser utilizada caixa de madeira com 15cm de lado.
Maturidade sexual 12 meses. Material p/ ninho Fibra de sisal, fibra de coco e raíz de capim.
Incubação 2 a 3 posturas por temporada, 2 a 5 ovos/postura, 15 dias de incubação, podendo os filhotes serem separados da mãe aos 35 dias de idade. Anel No. 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário