Só Templates

Créditos



Layout by



terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Coleiro do norte

Nome Científico: Sporophila americana

Nome Comum: Pintada, coleira-do-brejo-do-amazonas.

Distribuição: Amapá, Pará.

Habitat: Vive no campo sujo e nas beiras de
terrenos cultivados.

Características: 11cm. de comprimento.
O canto lembra o de Sporophila caerulescens,
sendo entretanto mais prolongado.
Às vezes imita outras aves.

.
Hábito alimentar Granívoro. Farinhada no.1 Fêmeas em reprodução: mistura de 50% de fubá grosso de milho e 50% de ração de codorna (postura).
Sementes Diariamente: 55% de alpiste, 20% de painço amarelo, 10% de senha, 10% de níger e 5% de painço português. Farinhada no.2 Para fêmeas com filhotes e pássaros na época de muda: mistura a base de ovo cozido, flocos de milho pré-cozidos e farelo de soja (submetido a processo industrial de tostagem).
Água Filtrada, renovada diariamente, em bebedouro limpo. Poli-vitamínico 3 vezes por semana, no bebedouro.
Alimento vivo Até 20 larvas do "besouro-de-amendoim" Palembus dermestoides/dia, por fêmea com filhotes. Areia Limpa, esterilizada, podendo ser fornecida junto com um complexo mineral.
.
Período de reprodução Primavera e verão. Gaiola do reprodutor 29cm de comp. x 35cm de alt. x 25cm de larg.
Período de descanso Outono e inverno. Gaiola da matriz 58cm de comp. x 35cm de alt. x 25cm de larg., com divisória para separar a fêmea dos filhotes no momento certo.
Fêmeas e filhotes As fêmeas e os jovens são pardos. Ninho Tipo taça, feito em arame e bucha vegetal (Luffa cylindrica), com 5,5cm de diâmetro e 3,5cm de profundidade.
Maturidade sexual 10 meses. Material p/ ninho Fibra de sisal, fibra de côco e raíz de capim.
Incubação 2 a 4 posturas/temporada, 2 a 3 ovos/postura, 13 dias de incubação podendo ser separados da mãe aos 35-40 dias de idade. Anel No. 1.

2 comentários:

  1. Boa noite, eu gostaria muito de ter um casal desse coleiro do norte, onde posso encontrar com registro no sispass. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem, essa espécie está no anexo dois da normativa do Ibama, ou seja, não pode ser criada.Mas alguns estados fizeram legislação próprio e encontrei essa avo anexo um da lei que regulamenta a criação no no RJ. Mas ainda não sei de nenhum criatório que tem essa ave. E ainda não sei se será possível devido esse conflito com a lei estadual e instrução normativa do IBAMA

      Excluir