Só Templates

Créditos



Layout by



terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Garibald



Nome Científico: Agelaius ruficapillus.

Nome Comum: Dó-ré-mi, Pássaro-do-arroz.

Distribuição: Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.

Habitat: Vive nas paisagens úmidas, banhados e brejos, em bandos numerosos.

Características: 17,5cm de comprimento. Seu canto é agradável e melodioso.

.
Hábito alimentar Onívoro. Água Filtrada, renovada diariamente, em bebedouro limpo.
Ração Diariamente: ração peletizada comercial para sabiás. Alguns criadores vem utilizando rações para outros animais, como cães ou leitões. Alimento vivo Larvas de Tenebrio molitor ou pequenas minhocas. Oferecer pequenas quantidade para todos os pássaros 3 vezes por semana, e diariamente para fêmeas com filhotes.
Frutas, legumes e verduras Diariamente, desde que livres de agrotóxicos e bem limpas. Frutas como: maçã, mamão, laranja, goiaba, banana. Legumes: jiló, maxixe, berinjela, cenoura, beterrada. Verduras: escarola, couve, serralha, almeirão. Farinhada Para fêmeas com filhotes e pássaros na época de muda: mistura a base de ovo cozido, farinha de ostra, flocos de milho pré-cozidos e farelo de soja (submetido a processo industrial de tostagem).
.
Período de reprodução Primavera e verão. Gaiolas voadeiras Com divisória, medindo cerca de 150cm de comp. x 50cm de alt. x 50cm de larg., para cada casal.
Período de descanso Outono e inverno. Viveiros A reprodução pode ser tentada em pequenos viveiros, com 1 casal/viveiro.
Fêmeas e filhotes A fêmea é pardo-olivácea, com barriga e lado superior estriados de negro e pardacento-claro Macho imaturo preto, manchado de pardo. Ninho Tipo taça, feito em arame e sisal, com 10,0cm de diâmetro e 6,0cm de profundidade. Um vaso de xaxim pode ser utilzado como ninho.
Maturidade sexual 12 meses. Material p/ ninho Fibra de palmeiras, folhas secas e raízes de capim. Gostam de molhar o material antes de coloca-los no ninho.
Incubação 2 a 3 posturas por temporada, 2 a 3 ovos/postura, 14 dias de incubação, podendo os filhotes serem separados da mãe aos 40 dias de idade. Anel No. 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário