Só Templates

Créditos



Layout by



terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Guaxe


Nome Científico: Cacicus haemorrhous.

Nome Comum: Japira, Japiim-do-mato, Japim-guaxe.

Distribuição: Amazonas, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Espirito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Habitat: Prefere baixadas quentes com florestas.
A localização das colônias varia podendo ser em
galhos de árvores a pouca altura sobre a água, no alto
de árvores no meio da mata ou em palmeiras na orla da floresta.

Características: 23-26,0cm de comprimento.
Voz rouca, misturada com assovios; canto barulhento.

.
Hábito alimentar Onívoro. Água Filtrada, renovada diariamente, em bebedouro limpo.
Ração Diariamente: ração peletizada comercial para sabiás. Alguns criadores vem utilizando rações para outros animais, como cães ou leitões. Alimento vivo Filhotes de camundongo, minhocas e até carne moída. Oferecer pequenas quantidade para todos os pássaros 3 vezes por semana, e diariamente para fêmeas com filhotes.
Frutas, legumes e verduras Diariamente, desde que livres de agrotóxicos e bem limpas. Frutas como: maçã, mamão, laranja, goiaba, banana. Legumes: jiló, maxixe, berinjela, cenoura. Verduras: escarola, couve, serralha, almeirão. Farinhada Para fêmeas com filhotes e pássaros na época de muda: mistura a base de ovo cozido, farinha de ostra, flocos de milho pré-cozidos e farelo de soja (submetido a processo industrial de tostagem).
.
Período de reprodução Primavera e verão. Viveiros individuais A reprodução pode ser tentada em pequenos viveiros para cada casal, permitindo a visão entre os casais.
Período de descanso Outono e inverno. Viveiros coletivos Trata-se de espécie que vive em colônias, portanto pode-se tentar a reprodução colocando-se vários indivíduos em grandes viveiros arborizados. Escolha machos de grande porte, de tamanho uniforme, e coloque um reprodutor para cada 3 a 4 fêmeas.
Fêmeas e filhotes O imaturo é de cor de fuligem em vez de negra. As fêmeas são bem menores que os machos. Ninho Constrem um ninho em forma de bolsa com 40 a 70cm de comprimento, feito de gravetos e capim. Caixas de madeira ou balaios de palha, com um orifício lateral de entrada, podem ser uma alternativa. Deve-se colocar mais ninhos do que o número de fêmeas existentes no recinto, para se evitar brigas.
Maturidade sexual 24 a 36 meses. Material p/ ninho Gravetos, fibra de palmeiras, folhas secas e raízes de capim.
Incubação 2 a 3 posturas por temporada, 2 a 3 ovos/postura, podendo os filhotes serem separados da mãe aos 40 dias de idade. Anel No. 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário