Só Templates

Créditos



Layout by



quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Pintor verdadeiro


Nome Científico: Tangara fastuosa.

Nome Comum: Saíra-pintor.

Distribuição: Espécie exclusiva da região Nordeste. Ocorre no litoral de Pernambuco à Alagoas.

Habitat: Vive nas porções remanescentes de Mata Atlântica no
Nordeste

Características: 13,5cm de comprimento.
As espécies do gênero Tangara estão entre as mais belas aves
do mundo
A alimentação básica na natureza consiste de pequenas frutas e
bagas, insetos que recolhem nas folhagens e ramos.
A vocalização é muito pobre e semelhante, tornando difícil a
identificação específica baseada apenas na voz.

Esta espécie encontra-se ameaçada de extinção, devido principalmente
à forte pressão de caça para abastecer o comércio ilegal de aves
silvestres e também à rápida degradação de seu habitat.

.
Hábito alimentar Frugívoro. Água Filtrada, renovada diariamente, em bebedouro limpo.
Frutas, legumes e verduras Frutas: maçã, mamão, laranja, goiaba, caqui, banana e frutas de época. Legumes: cenoura ou beterraba. Verduras: escarola, serralha, couve. Ração Alguns criadores fornecem diariamente ração para cães filhotes (moída).
Mistura branca Deve ser adicionada diariamente às frutas batidas no liquidificador, às quais darão sabor, corpo e consistência ao alimento a ser servido. A mistura deve ficar bem homogênia, e guardada em recipiente fechado: 4 partes de Neston, 3 partes de farinha láctea, 1 parte de levedo de cerveja, 1 parte de Dextrosol, 2 partes de Meritene sabor baunilha, 3 partes de leite em pó e 2 partes de aveia instantânea. Utiliza-se 1 colher das de sopa bem cheias dessa mistura para cada 1/2 litro de frutas batidas. Papa de frutas Deve-se escolher 2 a 4 frutas ou legumes para serem processados no liquidificador com a mistura branca. A papa deve ter consistência bem firme, o que irá determinar a aceitação e a higiene das aves. O mel pode ser utilizado para melhorar a palatabilidade. Esta papa tem a duração aproximada de 5 horas sem azedar, sendo que jamais deverá ficar exposta ao sol. A papa deve ser servida logo pela manhã e retirada no início da tarde. No período da tarde ofereça frutas "in natura", que serão retiradas ao final do dia.
Cantaxantina Nutriente utilizado para intensificar a coloração das penas. Recomenda-se a utilização de 6 gramas/kg da mistura branca, durante a época de muda. Não é necessária sua utilização nos casos em que a beterraba e a cenoura fazem parte da dieta do pássaro. Alimento vivo Oferecer cerca de 5 larvas para cada pássaro 3 vezes por semana, durante o ano todo. Até 30 larvas de Tenebrio molitor/dia por fêmea com filhotes.
.
Período de reprodução Primavera e verão. Gaiolas voadeiras Com divisória, medindo cerca de 100cm de comp. x 50cm de alt. x 50cm de larg., para cada casal.
Período de descanso Outono e inverno. Viveiros A reprodução vem sendo conseguida em pequenos viveiros arborizados.
Fêmeas e filhotes Não apresentam dimorfismo sexual. Jovens de peito e abdômen estriados de negro. Ninho Tipo taça, feito em arame e sisal, com 9,0cm de diâmetro e 5,0cm de profundidade. O ninho deve ser camuflado, com algum tipo de folhagem, natural ou artificial. Há relatos de casais que chocaram em ninhos tipo caixa, semelhantes aos usados na criação de periquitos australianos.
Maturidade sexual 12 meses. Material p/ ninho Vegetais secos: folhas, raízes, fibras e musgos.
Incubação 2 a 3 posturas por temporada, 2 a 3 ovos/postura, 15-17 dias de incubação, podendo os filhotes serem separados da mãe aos 35 dias de idade. Anel No. 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário