Só Templates

Créditos



Layout by



quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Saí azul

Nome Científico: Dacnis cayana.

Nome Comum: Saí-bico-fino, Saí-bicudo.

Distribuição: Ocorre em todas regiões do Brasil.

Habitat: Vive à beira da mata em várias altitudes, copas de mata alta.

Características: 13,0cm de comprimento, 16g.
Relativamente pouco dependente de flores. Seu canto é um gorjear fraco. Costuma aparecer em pequenos bandos mistos com
Cyanerpes e Tangara.

.
Hábito alimentar Frugívoro, Nectarívoro. Água Filtrada, renovada diariamente, em bebedouro limpo.
Frutas, legumes e verduras Frutas: maçã, mamão, laranja, goiaba, caqui, banana e frutas de época. Legumes: cenoura ou beterraba. Verduras: escarola, serralha, couve. Ração Alguns criadores fornecem diariamente ração para cães filhotes (moída).
Mistura branca Deve ser adicionada diariamente às frutas batidas no liquidificador, às quais darão sabor, corpo e consistência ao alimento a ser servido. A mistura deve ficar bem homogênia, e guardada em recipiente fechado: 4 partes de Neston, 3 partes de farinha láctea, 1 parte de levedo de cerveja, 1 parte de Dextrosol, 2 partes de Meritene sabor baunilha, 3 partes de leite em pó e 2 partes de aveia instantânea. Utiliza-se 1 colhere das de sopa bem cheias dessa mistura para cada 1/2 litro de frutas batidas. Papa de frutas Deve-se escolher 2 a 4 frutas ou legumes para serem processados no liquidificador com a mistura branca. A papa deve ter consistência bem firme, o que irá determinar a aceitação e a higiene das aves. O mel pode ser utilizado para melhorar a palatabilidade. Esta papa tem a duração aproximada de 5 horas sem azedar, sendo que jamais deverá ficar exposta ao sol. A papa deve ser servida logo pela manhã e retirada no início da tarde. No período da tarde ofereça frutas "in natura", que serão retiradas ao final do dia.
Cantaxantina Nutriente utilizado para intensificar a coloração das penas. Recomenda-se a utillização de 6 gramas/kg da mistura branca, durante a época de muda. Não é necessária sua utilização nos casos em que a beterraba e a cenoura fazem parte da dieta do pássaro. Alimento vivo Fornecer até 20 larvas do "besouro-de-amendoim" (Palembus dermestoides)/dia por fêmea com filhotes. Seria mais adequado a essa espécie o fornecimento da "mosca-de-fruta" (Drosophila sp.). Um pequeno recipiente contendo pedaços de banana, coberto com tela tipo mosquiteiro funciona bem para atrair esses insetos.
.
Período de reprodução Primavera e verão. Gaiolas voadeiras Com divisória, medindo cerca de 100cm de comp. x 40cm de alt. x 40cm de larg., para cada casal.
Período de descanso Outono e inverno. Viveiros A reprodução vem sendo conseguida em pequenos viveiros arborizados.
Fêmeas e filhotes As fêmeas e os jovens são verdes, sendo que apenas as fêmeas possuem cabeça e coberteiras superiores das asas azuladas, garganta cinzenta e pernas alaranjadas. Ninho Ninho fechado, podendo ser utilizada caixa de madeira com 15cm de lado.
Maturidade sexual 12 meses. Material p/ ninho Fibra de sisal, estopa, algodão.
Incubação 2 a 3 posturas por temporada, 2 a 3 ovos/postura, 13 dias de incubação, podendo os filhotes serem separados da mãe aos 35 dias de idade. Anel No. 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário